Pesquisar este blog

Brasília 50 Anos

Brasília 50 Anos

     No dia 21 de abril de 2010 a cidade de Brasília completa 50 anos. A nova capital foi inaugurada em 1960, último ano do mandato do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que durante toda a campanha presidencial defendeu a criação da nova cidade que passou a ser símbolo da modernidade e, principalmente, de um novo Brasil. A modernidade não estava apenas nas linhas dos projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, mas principalmente na idéia de desenvolvimento global que a nova cidade representaria.
     Quando candidato a pesidência, JK em seu primeiro comício no interior de Goias afirmou que construiria a nova capital. Com o título "50 anos de progresso em 5 anos de governo" a modernização do país era o eixo do discurso desse candidato. Depois de eleito, assinou a Mensagem de Anápolis, lançando a base para a criação da NOVACAP (Cia Urbanizadora da Nova Capital) que iniciou os trabalhos em 3 de novembro de 1956, seguindo os projetos de Lúcio Cota e Niemeyer, após vencerem um concurso público nacional. A inauguração da Capital do Brasil realizou-se com grande festa, coberta por jornalistas de diversos países e vista como início de uma nova era. Coincidentemente ou por obra do destino a Cidade de Brasília foi fundada no mesmo dia e mês da criação de Roma e execução de Tiradentes ( Joaquim José da Silva Xavier, líder da Incofidência Mineira)
     O projeto de interiorização da Capital Federal (do Rio de Janeiro para Brasília) foi considerado como "Meta Síntase" do "Plano de Metas" do governo de JK. Porém, apesar dessa cidade ter sido construída em tempo recorde, a transferência efetiva da infraestrutura governamental só ocorreu durante os governos militares, já na década de 1970. Todavia, ainda no início do século XXI, muitos órgãos do governo federal brasileiro continuam sediados na cidade do Rio de Janeiro (Ex.: Petrobrás). Um dos fatores que mais influenciaram a trasnferência da capital foi a segurança nacional, pois acreditava-se que com a capital no litoral, ela poderia ser atacada por tropas militares estrangeiras. Assim, a transferêncial da Capital Federal para o interior seria uma "medidade de proteção" para a sede do governo federal e, também, forçaria o deslocamento de um contigente populacional e abertura de rodovias, ligando a Nova Capital às diversas regiões do país, o que levaria a uma maior integração econômica dos estados brasileiros.
     Planejada para ter população de 600 mil habitantes no ano de 2000, a população do Distrito Federal já atingiu 2,6 milhões de habitantes em 2009. Brasília, considerando-se todo o Distrito Federal, atualmente é a quarta capital mais populosa do Brasil.


Significado das Palavras

  • Brasiliense: é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília.
  • Candango, que geralmente é utilizado para designar os brasilienses, foi originalmente utilizado para se referir aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção. Uma das vertentes diz que o termo é de origem africana e significa "ordinário", "ruim".  Já o Discionário de Folclore para Estudantes, "candango" é a palavra do dialeto quimbundo, da região da atual Angola, com a qual os africanos escravizados nomeavam os senhores de engenho.
 

Nenhum comentário: