Pesquisar este blog

1ª Parada Literária - 2013

A liberdade humana


          Antes de praticar uma ação, o ser humano pensa e raciocina. Pensando e raciocinando, consegue tirar conclusões e escolher a melhor maneira de praticar as suas ações.
          Todo homem e mulher devem agir de acordo com as suas próprias conclusões. E é justamente por isso que somos seres racionais.
          Utilizando a capacidade de pensar e raciocinar, o homem e a mulher são seres livres, isto é, possuem liberdade para tirarem as suas próprias conclusões e praticarem as ações que desejarem.
          A liberdade é um dos mais importantes valores que caracterizam os seres humanos.
          A liberdade sem responsabilidade não tem valor algum. Mas, infelizmente, nem todas as pessoas utilizam a sua liberdade de maneira responsável e positiva. Neste caso, a liberdade torna-se um mal porque prejudica outras pessoas.
          Para agir com liberdade e responsabilidade devemos obedecer às leis do país e a nossa consciência.
          As leis são regras decretadas pelo Estado, e devem ser obedecidas por todas as pessoas. A função das leis é regular a liberdade dos indivíduos dentro da sociedade, evitando conflitos entre as pessoas.
          A consciência moral é a capacidade que homem e mulher possuem de julgar suas próprias ações, decidindo se são boas ou más. A consciência moral é uma espécie de voz interior que aprova ou desaprova as nossas atitudes.
          O homem é o único ser que possui liberdade para escolher o seu próprio caminho na vida. É o único, dentre todos os animais, que julga e decide as ações que deve praticar, de acordo com os seus próprios interesses.
          Entretanto, nem todos os homens sabem utilizar corretamente a liberdade que possuem. Alguns, por exemplo, tornam-se verdadeiros escravos de vícios, como o alcoolismo, jogo, drogas e fumo. Outros passam a vida imitando a moda imposta pela propaganda comercial.
          Existem, ainda, os casos mais graves dos criminosos que utilizam a liberdade para prejudicar diretamente os seus semelhantes e a natureza.
          Todas essas pessoas precisam aprender que a liberdade deve andar de mãos dadas com a responsabilidade. Pois uma pessoa livre deve ser uma pessoa responsável. Responsável perante as leis do seu país e perante a sua própria consciência moral.
          A responsabilidade social consiste na liberdade de fazer tudo aquilo que não é proibido pelas leis.
          A responsabilidade moral consiste na liberdade de fazer tudo aquilo que não é proibido pela consciência. Isto porque a consciência é aquela voz interior que nos orienta para a prática do bem. ( texto adaptado do livro: Educação Moral e Cívica – Gilberto Cotrim)