Pesquisar este blog

Brasília- Melhor IDH do País

     A Capital Federal é uma cidade totalmente construída com ideais modernistas. O valor do seu plano urbanístico e de seus monumentos faz com que essa linda cidade seja marco mundial da arquitetura e urbanismo contemporâneos.  Assim, a Capital do Brasil foi o primeiro núcleo urbano, construído no século XX, considerado digno de ser incluído na lista de bens de valor universal, recebendo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987, pela Unesco. 


     Com o passar do tempo, Brasília alcançou um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do país (IDH); também ganhou destaque nacional como uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil, incluindo Educação e Saúde e Saneamento Básico (*).
     Segundo o IBGE de 2009, o DF já apresenta uma população de 2,44 milhões de habitantes; desse total, a maioria (51,4%) ainda é formada por imigrantes - Candangos - vindos de outros Estados e regiões do País, como Minas Gerais ( 222mil ), oiás (181 mil ), Bahia ( 143 mil ) e Piauí ( 127 mil ), recebendo sotaques, culturas e costumes diversos. Dados recentes desse mesmo Instituto de Pesquisa mostram que a Expectativa de Vida da população brasiliense é, em média, 75.6 anos, acima da média nacional: 73 anos. As mulheres vivem bem mais do que os homens. Elas chegam, em média, aos 79 anos de idade. Já os homens, atingem os 71 anos. Em contra partida, as famílias estão tendo cada vez menos filhos. Outros dados importantes divulgados pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) mostram que em 2010 o DF terá pelo menos 54.600 novos habitantes vindos de outras regiões do País, sendo 53% deles mulheres. Além disso, a companhia aponta que a projeção para a população de Brasília daqui a 20 anos será de aproximadamente 3.270.500 habitantes. (#)
     Indubitavelmente, o Distrito Federal lidera o ranking nacional quando o assunto é escolaridade da população. A taxa de frequência escolar dos brasilienses no ano de 2008 atingiu 41,1% da população, com faixa etária entre 18 e 24 anos, e 8,7% da população com faixa etária acima de 25 anos - maiores índices registrados no país-. O DF possui também o maior número de estudantes do ensino médio assistindo aulas em colégios particulares: 26,2% do público estudantil, contra a média nacional de 13,8% (@).
     Além de ser um centro político, Brasília também se tornou um importante centro econômico. A renda per capita do trabalhador brasiliense é também uma das mais altas do Brasil. A principal atividade econômica continua sendo a Administrativa (funcionalismo Público), depois o comércio, a indústria, a agricultura e a avicultura (*). Portanto, quem mora nessa localidade, ganha mais que o dobro da média nacional! Mas infelizmente, a distribuição de renda é a pior do País. A explicação está no fato do grande número de funcionários públicos que recebem altos salários comparados a outras categorias de trabalho que recebem bem menos. Além disso, a classe média e a classe média alta da população possui mais acesso à educação e à qualificação profissional, enquanto a população menos favorecida encontra dificuldade para estudar, buscar qualificação e ingressar no mercado de trabalho (@).
     Apesar desses constrastes sociais tão nítidos e independentemente da renda financeira dos seus habitantes, a frota de automóveis particulares tem aumentado em grande escala no DF (aproximadamente 1.140.000 carros). Começaram a surgir inúmeros engarrafamentos nas vias públicas e, em alguns lugares, se tornaram intransitáveis na hora de pico. Além disso, a falta de estacionamentos e garagens para guardar esses veículos tem alterado profundamente o humor do brasiliense. Para tentar amenizar esse problema, foi construído o Metrô, mas devido à sua extensão limitada e ao próprio crescimento da cidade, ele não alterou significativamente o caos do trânsito de Brasília (@).
     Contudo, todos esses fatos acima relatados mostram claramente que a "cinquentona" Capital Federal já é uma Grande Metrópole.


De acordo com as informações do texto e com os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula, julgue os itens em V ou F.


a) (     ) Em 2009, os dados mostram que mais de 1,22 milhões de habitantes do DF são considerados imigrantes.
b) (     ) Segundo o texto,  a soma dos habitantes que vieram de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Piauí é inferior a metade de todos os imigrantes do DF.
c) (     ) MG e GO são estados que fazem divisa entre sí e pertencem a região centro-oeste.
d) (     ) Educação, saúde e saneamento básico são fatores que pouco influenciam na expectativa de vida dos habitantes do DF.
e) (     ) Segundo o texto, mais da metade dos habitantes do DF, que possuem entre 18 e 24 anos, estão fora da escola.
f)  (     ) A agricultura é a quarta atividade econômica mais importante do DF, perdendo apenas para o funcionalismo público, comércio e avicultura.
g) (     ) A agricultura e a expansão dos condomínios residenciais são os principais fatores que contribuem para o desmatamento do cerrado do DF.
h) (     ) No DF, o bioma predominante é o cerrado. Este é caracterizado por duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa, e por pequenas variações de temperaturas médias durante todo o ano.
i) (     ) A frota de carro no DF é de aproximadamente 1.140.000 carros, quase dois habitantes por carro. Esse fato é um dos grandes responsáveis pela emissão de dióxido de carbono no céu de Brasília.
j) (     ) A enorme quantidade de carros no DF é um fator que prejudica diretamente a saúde da população. Isso porque, além de poluir o ar, também faz com que as pessoas andem menos de bicicleta ou a pé, diminuindo assim, a quantidade de atividades físicas diárias do brasiliense.

Fontes de pesquisa: 
*     Informativo Brasília 50 anos - Muito antes de JK.
@  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 2009.
#    Jornal de Brasília - 27/03/2010


Glossário:
Indubitavelmente - que não deixa dúvida; incontestável.
Ranking - colocação; posição.
Per capta - por ou para cada indivíduo.
Caos - desorganização; confusão.




 

Nenhum comentário: