Área: 30.000ha
Perímetro: 80 km
Clima: Quente, semi-úmido de 4 a 5 meses secos - Tropical
Temperatura: média anual 22 a 24ºC
máxima absoluta 40 a 42ºC
mínima absoluta 4 a 8ºC
Pluviosidade: entre 1500 e 1750mm anuais
Relevo: Suave ondulado
Visitantes/Ano: 260.000
Clima: Quente, semi-úmido de 4 a 5 meses secos - Tropical
Temperatura: média anual 22 a 24ºC
máxima absoluta 40 a 42ºC
mínima absoluta 4 a 8ºC
Pluviosidade: entre 1500 e 1750mm anuais
Relevo: Suave ondulado
Visitantes/Ano: 260.000
Está localizado no canto do Distrito Federal a apenas 15 minutos do centro da cidade (10 km da estação rodoviária de Brasília). Abrange atualmente uma área de 30.000 ha, que constitui a bacia hidrográfica dos Ribeiros Torto e Bananal.
Clima - O clima do Distrito Federal caracteriza-se pela existência bem nítida de 2 estações. Uma chuvosa e quente, que se prolonga de outubro a abril; outra fria e seca de maio a setembro.
Fauna - podem ser aqui encontrados alguns grandes mamíferos já ameaçados de extinção como o veado campeiro, o Lobo-guará, o Tamanduá bandeira, o Tatu canastra. Entre os não ameaçados poderemos observar a Anta, o Caitetu Queixada, a Capivara e várias espécies de Tatu.
Igualmente rica é a avifauna onde se destacam a espetacular Ema, a Seriema, a Perdiz, a Codorna , o Tucano, os Papagaios, rapinantes de grande porte como o Cará-Cará e os Urubus.
No lago poderão ainda ser observadas numerosas aves aquáticas como a marreca, diversas espécies de garças, o Biguá o Biguá tinga e o Colhereiro rosado.
Apreciação Ecológica
A principal função do Parque Nacional de Brasília é preservar uma amostra do ecossistema típico do Planalto Central Brasileiro. - O "Cerrado".
De acordo com os propósitos da sua criação e a análise dos recursos, o manejo deste parque está orientado segundo os seguintes objetivos específicos:
Conservação da flora e fauna silvestre e dos recursos genéticos do ecossistema.
Proteção da bacia hidrográfica dos cursos de água que abastecem de água pura e saudável a Capital Federal.
Facilitar as oportunidades para o recreio dos visitantes orientados para o conhecimento e apreciação dos seus recursos naturais.
Contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do Distrito Federal, uma vez incorporado ao patrimônio turístico da Região.
Aspectos Notáveis
Entre os aspectos notáveis do Parque Nacional de Brasília conta-se sem dúvida uma formação hidrogeológica designada "peito de moça" localizada nas cabeceiras do ribeiro Bananal. A água brota no topo de uma pequena elevação argilosa em forma de calota esférica, com cerca de 6 m de diâmetro na base e 2,5 m de altura, que se destaca da topografia plana da chapada. Trata-se de uma surgência do tipo contacto (artesiano natural).
Também as numerosas nascentes e fontes que dão alimento às chamadas piscinas de "água mineral" se contam entre os atrativos mais apreciados deste Parque.
A área atual do Parque engloba as bacias dos rios Torto e Bananal, que, alimentando a barragem de Santa Maria, abastecem de água potável a Capital Federal.
O Parque Nacional de Brasília conta com infra-estrutura de recepção e recreação, onde existem duas piscinas formadas com a captação de águas minerais em constante renovação, inclusive com estrutura de apoio de sanitários, áreas para piqueniques e churrasqueiras.
Oportunidades de Negócios
Trilhas
Ciclismo
• Canoagem
• Mirantes
• Piscinas
• Lanchonetes
• Estacionamentos
• Centro de Visitantes
Ciclismo
• Canoagem
• Mirantes
• Piscinas
• Lanchonetes
• Estacionamentos
• Centro de Visitantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário